ALIMENTAÇÃO E CULINÁRIA DO POVO DA SERRA E DO MAR – FOTOGRAFIAS DE MAÍRA CARBONIERI NA GALERIA DA PONTE/UFSC

06/11/2012 00:48

A Galeria da Ponte (CFH/UFSC) recebe, a partir desta segunda-feira, dia 05 de novembro, a exposição Alimentação e Culinária do povo da Serra e do Mar, da fotógrafa Maíra Carbonieri.
Este ensaio fotográfico é resultado de uma pesquisa etnográfica realizada em comunidades do litoral de Santa Catarina, Paraná e São Paulo que aborda pescadores, agricultores, artesãos, construtores, cozinheiras, músicos, benzedeiras, caiçaras, descendentes de portugueses, indígenas e negros: a população tradicional que vive na Mata Atlântica, entre as serras e o mar, e deles retira seu sustento.

Com o olhar voltado para os costumes alimentares e em busca de receitas antigas e atuais, Maíra visitou diversas comunidades nessa região. “Encontrei pessoas muito acolhedoras que me contaram suas histórias, compartilharam receitas, abriram as portas das suas casas, me conduziram às suas cozinhas, quintais, roças, praias, casas de farinha, áreas de manejo extrativista e centros comunitários”, conta.

“Através destas visitas, percebi como se relacionam com a natureza, com os alimentos, seu modo de vida e a integração entre a subsistência e a produção. Mais do que matéria-prima, os produtos retirados da floresta, plantados ou pescados são a base de suas vidas, representam o cotidiano, o corpo e a própria sociedade”, acrescenta a fotografa.

Maira Carbonieri nasceu em Curitiba onde estudou fotografia no Espaço Cultural Solar do Barão e estudou Design na Universidade Tuiuti do Paraná. Mudou-se para Fortaleza, no Ceará, residindo por 4 anos, onde estudou Cinema no curso técnico do Instituto Dragão do Mar, realizando como trabalho de conclusão, o documentário “Gerações Rendeiras”, exibido em diversos festivais de cinema no país e premiado, como melhor curta júri popular. Atualmente trabalha com fotografia e produção cultural como free-lancer, reside na cidade de Cachoeira, Bahia, estuda Ciências Sociais na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e desenvolve pesquisas na área de antropologia visual e cinema documentário.

A Galeria da Ponte é um espaço cultural localizado no primeiro andar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC, destinado a exposições documentaristas e etnográficas. A exposição Alimentação e Culinária do povo da Serra e do Mar pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas, até o dia 23 de novembro.

Maiores informações: mairacarbonieri@gmail.com